Pular para o conteúdo principal

Matéria do Jornal A Cidade do dia 10/03 - Exportador de Ribeirão Preto troca Europa pela América

Em 2011, os dois principais compradores de produtos na cidade foram a Venezuela e a Bolívia

Linha de fabricação da Dentflex, especializada em... produtos odontológicos: mais clientes na América

Para compensar a perda com a crise na União Europeia e nos Estados Unidos, os fabricantes que exportam por Ribeirão Preto buscam novos mercados. China e países da América do Sul estão no foco desses empresários.
A Dentflex, fabricante de produtos odontológicos da cidade, que experimentou declínio das exportações para a Europa, que começou um ano antes da grande crise de 2008.
Em 2007, os produtos da empresa chegavam a 11 países europeus e no ano passado esse número caiu para quatro. "Não houve perda em volume e ocupamos espaços com a abertura de novos mercados", diz Thiago Mariotto Barboza, da área de exportação e importação. Em compensação, a empresa tem clientes em pelo menos 10 países americanos, contra os cinco em 2007.
Na participação da balança comercial anual em Ribeirão Preto, o destaque é para açúcar de cana bruto e etanol, instrumentos e materiais hospitalares e odontológicos e sementes forrageiras.
Os principais destinos das exportações em Ribeirão Preto em 2011 foram a Venezuela (9,8% do total), Bolívia (9,5%) e a Malásia (8,3%), conforme lista do Departamento de Estudos e Pesquisas Econômicas do sistema Fiesp/Ciesp, a partir de dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Em 2010, os EUA apareceram entre os cinco maiores destinos das exportações (os outros quatro foram a Venezuela, Paraguai, Colômbia e a Argentina).
Gerson Heix, dono da fábrica da Gota Dourada, fabricante de artigos de beleza em Brodowski, continua vendendo produtos na Europa através de Portugal, mas registrou cancelamento de pedidos de 10% no volume para alguns países, como a Itália e a Espanha.
Para compensar, ele busca parceiros na China para ampliar o leque, mesmo diante da notícia de que o governo chinês reduziu de 8% para 7,5% a meta de crescimento da economia para este ano.
"Com a crise na Europa, a China e os países da América são promissores e apostamos também na África, pouco explorada em produtos de beleza", diz.
http://www.jornalacidade.com.br/editorias/economia/2012/03/10/exportador-de-ribeirao-preto-troca-europa-pela-america.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Articuladores na odontologia

O articulador é um instrumento mecânico que produz as ATM´s, mandíbula e maxila, e simula a oclusão e os movimentos mandibulares. Objetivos dos Articuladores - Auxiliar no diagnóstico e planejamento da reabilitação oral; - Reproduzir adequadamente os movimentos mandibulares; - Facilitar na execução do tratamento restaurador e na montagem de dentes em Próteses Totais (PT) e Próteses Parciais Removíveis (PPR); - Auxiliar as fases laboratoriais do trabalho protético; - Substituir partes anatômicas por partes mecânicas equivalentes imitando, deste modo, os movimentos fisiológicos. Classificação dos Articuladores Os articuladores são classificados quanto ao grau de precisão: - Articuladores Não-Ajustáveis: só reproduzem movimentos de charneira (movimento de dobradiça: abrir e fechar); - Articuladores Semi-Ajustáveis: SÃO OS MODELOS MAIS UTILIZADOS. Reproduzem os pontos inicial e final dos movimentos condilares; e a trajetória entre esses dois pontos é representada em

Manchas brancas nos dentes: saiba o que são e como tratar

Uma das queixas mais comuns no consultório odontológico é a respeito do surgimento de manchas brancas nos dentes, pois prejudicam bastante a estética do sorriso. Felizmente, dependendo da sua causa, elas podem ser tratadas e até mesmo evitadas. Um dos motivos para o aparecimento das manchas é a desmineralização do esmalte, que nada mais é do que uma cárie em estágio inicial. As manchas surgem devido à ação dos ácidos produzidos pelas bactérias localizadas na flora bucal quando elas se alimentam dos açúcares que consumimos. Esse ácido roubam os minerais da superfície do esmalte deixando-o opaco e esbranquiçado. Outro motivo que leva ao surgimento das manchas brancas se dá por conta de má formação do esmalte, conhecida como hipoplasia do esmalte, que pode ocorrer por fatores hereditários, deficiência de algumas vitaminas, doenças sistêmicas. Lesões de cárie não tratadas nos dentes de leite (causam má formação do esmalte do dente permanente) e traumatismos nos dentes de leite que

Restaurações Classe IV: como alcançar bons resultados

Existem muitos protocolos e técnicas para restaurar um dente e conseguir um excelente resultado. Para isso, precisamos escolher um protocolo de fácil reprodução e que seja viável financeiramente em todos os casos do nosso dia a dia de consultório. Uma situação clínica desafiadora são as restaurações Classe IV, onde precisamos restabelecer forma, cor e função. Nesses casos temos duas situações clínicas que podem acontecer: 1 – Troca de restauração Classe IV insatisfatória; 2 – Situação emergencial onde o paciente chega no consultório com o dente fraturado. Por que não utilizar? Apesar de parecer que a técnica sem guia é mais fácil e rápida, eu vou te convencer a não a utilizar. Veja algumas razões: • Quando apoiamos o dedo não conseguimos confeccionar uma camada fina de esmalte palatino. Sendo assim, a nossa estratificação ficará prejudicada, pois teremos menos espaço para a resina de dentina, tendo grandes chances de errar a cor e deixar a restauração visível; • Quando