Pular para o conteúdo principal

Implante dentário e aparelho ortodôntico combinam?


Resultado de imagem para Implante dentário e aparelho ortodôntico combinam?
Parece que estes dois recursos estão em desacordo, não é? Errado, o implante dentário pode até ser favorável ao aparelho dentário desde que sirva como ancoragem. Aparelho ortodôntico não corrige posição de implante.
Essa pergunta geralmente chega ao consultório do dentista de forma amedrontada ou envergonhada, mas é importante conversarmos sobre o assunto para, antes de mais nada, desmistificar os Implantes Dentários.   Os implantes dentários são a solução para aqueles pacientes que perderam seus dentes naturais em acidentes, cáries ou em outros tratamentos de saúde.
Hoje em dia, a tecnologia aplicada na confecção e instalação dos implantes permite que os pacientes possam adquiri-los de forma confortável, segura e muito similar ao dente natural perdido.   Alguns pacientes ficam inseguros com a ideia de ter que usar Implantes dentários. Porém, estes são utilizados para substituir as raízes dos dentes naturais perdidos. Fabricados em titânio, os implantes dentários são instalados na maxila ou mandíbula e garantem tanto as funções da mastigação quanto um belo sorriso.   
Afinal, com Implante Dentário, posso usar aparelho sem medo?  
É importante que se enfatize que o Implante dentário, se bem posicionado, não resulta em nenhum impedimento. Logo, o paciente que o utiliza pode realizar qualquer atividade normalmente: beijar, morder, mastigar, falar e, por quê não, fazer tratamento ortodôntico.   Muitos pacientes acreditam que com o tempo e o uso de aparelho ortodôntico, o implante dentário pode vir a quebrar. Mas quem tem implante pode sim usar aparelho.   O implante não vai quebrar, como muitos acreditam. Contudo, o implante, por ser um parafuso integrado (“fundido”) ao osso, não vai se movimentar como ocorre com as raízes naturais. Mas pode até ajudar, servindo como ancoragem.  
É possível arrumar o meu implante dentário que ficou torto por meio do aparelho ortodôntico?  
Se na verdade a razão para recorrer a um aparelho ortodôntico for justamente o implante, que ficou mal posicionado, muitas vezes é possível resolver ou minimizar o problema com o formato da prótese, e com componentes angulados, sem precisar de aparelhos para mover os demais dentes.   O aparelho ortodôntico é indicado como uma boa opção para o tratamento de dentes desalinhados. Portanto, se o implante está bem posicionado, mas se os seus dentes estiverem tortos, é possível e recomendável o uso do aparelho. Nestes casos, muitas vezes, o implante pode até ajudar desde que não esteja no caminho do movimento de um dente natural.  
 Prefiro aparelho ortodôntico a implantes dentários. Posso escolher?  
É importante que se procure um dentista para verificar as possibilidades de tratamento, tanto o ortodôntico quanto o implante. Há casos em que ambos os tratamentos podem ser realizados simultaneamente.   A vontade do paciente é e sempre será importante. Mas é vital que os pacientes planejem o tratamento com seus dentistas. Deixar a decisão dos procedimentos e tratamentos nas mãos de um profissional graduado sempre será a melhor opção. Assim todos sairão sorrindo no final do tratamento.   Nada melhor do que um profissional que faça o planejamento do procedimento cirúrgico e protético de implantes e que também seja especialista em ortodontia. Este profissional está capacitado de uma visão abrangente para todo este planejamento. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Articuladores na odontologia

O articulador é um instrumento mecânico que produz as ATM´s, mandíbula e maxila, e simula a oclusão e os movimentos mandibulares. Objetivos dos Articuladores - Auxiliar no diagnóstico e planejamento da reabilitação oral; - Reproduzir adequadamente os movimentos mandibulares; - Facilitar na execução do tratamento restaurador e na montagem de dentes em Próteses Totais (PT) e Próteses Parciais Removíveis (PPR); - Auxiliar as fases laboratoriais do trabalho protético; - Substituir partes anatômicas por partes mecânicas equivalentes imitando, deste modo, os movimentos fisiológicos. Classificação dos Articuladores Os articuladores são classificados quanto ao grau de precisão: - Articuladores Não-Ajustáveis: só reproduzem movimentos de charneira (movimento de dobradiça: abrir e fechar); - Articuladores Semi-Ajustáveis: SÃO OS MODELOS MAIS UTILIZADOS. Reproduzem os pontos inicial e final dos movimentos condilares; e a trajetória entre esses dois pontos é representada em

Manchas brancas nos dentes: saiba o que são e como tratar

Uma das queixas mais comuns no consultório odontológico é a respeito do surgimento de manchas brancas nos dentes, pois prejudicam bastante a estética do sorriso. Felizmente, dependendo da sua causa, elas podem ser tratadas e até mesmo evitadas. Um dos motivos para o aparecimento das manchas é a desmineralização do esmalte, que nada mais é do que uma cárie em estágio inicial. As manchas surgem devido à ação dos ácidos produzidos pelas bactérias localizadas na flora bucal quando elas se alimentam dos açúcares que consumimos. Esse ácido roubam os minerais da superfície do esmalte deixando-o opaco e esbranquiçado. Outro motivo que leva ao surgimento das manchas brancas se dá por conta de má formação do esmalte, conhecida como hipoplasia do esmalte, que pode ocorrer por fatores hereditários, deficiência de algumas vitaminas, doenças sistêmicas. Lesões de cárie não tratadas nos dentes de leite (causam má formação do esmalte do dente permanente) e traumatismos nos dentes de leite que

Restaurações Classe IV: como alcançar bons resultados

Existem muitos protocolos e técnicas para restaurar um dente e conseguir um excelente resultado. Para isso, precisamos escolher um protocolo de fácil reprodução e que seja viável financeiramente em todos os casos do nosso dia a dia de consultório. Uma situação clínica desafiadora são as restaurações Classe IV, onde precisamos restabelecer forma, cor e função. Nesses casos temos duas situações clínicas que podem acontecer: 1 – Troca de restauração Classe IV insatisfatória; 2 – Situação emergencial onde o paciente chega no consultório com o dente fraturado. Por que não utilizar? Apesar de parecer que a técnica sem guia é mais fácil e rápida, eu vou te convencer a não a utilizar. Veja algumas razões: • Quando apoiamos o dedo não conseguimos confeccionar uma camada fina de esmalte palatino. Sendo assim, a nossa estratificação ficará prejudicada, pois teremos menos espaço para a resina de dentina, tendo grandes chances de errar a cor e deixar a restauração visível; • Quando